quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Cataplana de peixe

Gosto muito de cozinhar na cataplana, dispensa a ronda constante de volta do fogão, e os alimentos ficam muito saborosos cozinhados assim nos seus próprios sucos.
A cataplana é típica das regiões a sul de Portugal, e embora quase tudo possa ser confeccionado na cataplana, o mais tradicional é o peixe.


Usei:

750g de mistura de peixe para caldeirada
500g de batatas
2 Cebolas
1 Pimento verde
1 Pimento vermelho
4 Tomates maduros
1 Folha de louro
½ Copo de vinho branco
Sal
Pimenta
Piripiri
Azeite
Coentros ou salsa para decorar

Fiz assim:

No fundo da cataplana regada com um pouco de azeite, colocam-se as cebolas cortadas em rodelas, os pimentos cortados em tiras, as batatas também em rodelas grossas, as postas de peixe, o tomate sem pele e sem sementes cortado em pedaços e a folha de louro, rega-se com o vinho branco, e tempera-se de sal, pimenta preta moída na hora e o piripiri.
Deixa-se estufar em lume brando com a cataplana tapada, tendo o cuidado de vez em quando ir abanando a cataplana.
O tempo de cozedura é de mais ou menos 20 minutos, dependendo do peixe usado.
Retire a tampa da cataplana, polvilhe com as ervas picadas e sirva na própria cataplana,

Notas:

Prefiro usar peixes de carnes firmes, no entanto o peixe pode ser combinado a gosto, ou então usar só uma espécie.

Este prato ficará valorizado se dispuser como última camada um punhado generoso de amêijoas.

25 comentários:

  1. Eu também adoro cataplanas, então no verão, junto ao mar ... que saudades das férias.
    Obrigada pelo seu comentário e parabéns pelo seu blog.

    ResponderEliminar
  2. Uso-a muito para as ameijoas.
    Ainda esta semana lembrei o meu marido da minha vontade de ir a Setúbal comer uma caldeirada, pois é prato que muito aprecio. E neste fim de semana lá vou!
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Oi amiga,adorei a receita!Peixe aqui em casa é sempre muito bem vindo!Beijo e um bom dia para você

    ResponderEliminar
  4. Hummmm... tão bom! Juntaste duas coisas que eu adoro - caldeirada e cataplana...
    Tenho só uma duvida: as batatas não ficam encruadas?
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  5. Anna: As batatas ficam boas se as cortares em rodelas, não ficam cruas nem desfeitas.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Não resisto nunca a uma cataplana de peixe! É um prato tão saboroso e saudável! Essa sua ficou com um aspecto divinal, querida Marizé. :-)

    ResponderEliminar
  7. Faço muito cataplana com marisco, bacalhau, tamboril, etc...

    E lá em casa adoramos.

    Esta parecer ser também muito boa:)

    Bjo e Bom Fim de Semana

    ResponderEliminar
  8. A cataplana é um quê de um wok com tampa, só que de cobre?
    O prato lembra o que chamamos, de maneira geral, de caldeirada...
    Hummm adorei
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  9. Marizé, essa panela eh o maximo! acho que vou voltar carregada de Portugal! tenho que ter um panela dessas. :-) um beijo,

    ResponderEliminar
  10. Mariz� � um prato t�o portugu�s e t�o bom! Beijos e �ptimo fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  11. Adoraria ter provado, Marizé que bom aspecto.

    ResponderEliminar
  12. Minha bela menina mas que bela comidinha que a menina hoje fez adoro e essa me fez crescer água na boca.um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  13. Que delícia de prato, Marizé! É realmente fantástico o cheirinho dessa mistura de sabores...sabes que aqui também há uns restaurantes que têm cataplana...a primeira vez que vi, só me lembro de virar o pescoço para a mesa ao lado para ver de onde vinha aquele cheirinho! :o)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Que bom aspecto! Ainda nunca experimentei cozinhar na cataplana.

    ResponderEliminar
  15. Marizé, fizeste-me lembrar que ainda me falta uma cataplana no meu arsenal! Esta está com óptimo aspecto querida! Beijoca Veggie

    ResponderEliminar
  16. Cataplana? Aqui não existe, ou ao menos eu nunca ouvi falar ou para vender.
    Eu quero umaaaaaaaaa!!!!

    ResponderEliminar
  17. hummmm apesar de n�o chegar aqui o cheirinho, de aspecto est� divinal.
    Hoje vim c� porque j� jantei ;)
    Beijos conterr�nios :P

    ResponderEliminar
  18. Marizé, Adorei a receita... Adoro frutos do mar!

    É tão bom aprender um pouco ca cultura de outro país através da comida... acho isso o máximo!!!!

    Bjundas

    ResponderEliminar
  19. k maravilha ficou marizé...tenho mesmo de comprar uma catlapana....bjokas

    ResponderEliminar
  20. Ao tempo que não como cataplana!

    ResponderEliminar
  21. Cataplana de peixe vs caldeirada... bem bom

    ResponderEliminar
  22. Que visual lindo !!



    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  23. Esta foto é uma tentação, assim apetece comer peixe.
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. LInda sua panela Marizé, e este peixe está maravilhoso!

    ResponderEliminar
  25. sim a cataplana é um prato muito bom e simples e fazer eu gosto muito de fazer e é muito apressiado em casa.

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.