quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Xadrez de baunilha e chocolate

O casamento entre a baunilha e o chocolate é o que se pode chamar uma união perfeita, não há ninguém que não se tenha deliciado com estes sabores juntos, por isso não é por aí que estas bolachas são inovadoras, mas sim pela sua forma de se apresentarem, e foi isso que me levou a fazê-las, espero que gostem!
Tentarei explicar o melhor possível, através das fotos, as voltas a dar à massa, mas qualquer duvida é só dizer que eu tento explicar melhor, ok?

Versão de impressão e arquivo desta receita aqui.



Usei:

175g de manteiga
100g de açúcar de pasteleiro
1 + ½ c chá de essência de baunilha
300g de farinha
50 a 75g de chocolate de culinária derretido
Clara de ovo ligeiramente batida para unir as massas

Fiz assim:

Bater a manteiga amolecida com o açúcar até obter uma consistência cremosa.
Adiciona-se a baunilha, e bate-se mais um pouco para incorporar.
Depois é só ir adicionando a farinha até obter uma massa moldável.
Divide-se a massa ao meio, e a uma das metades junta-se o chocolate necessário até ter a cor pretendida, aqui pode ser ou não necessário acrescentar mais um pouco de farinha.
Envolva separadamente as duas massas em película aderente, e leve ao frigorífico durante, pelo menos, 30 minutos.

A partir daqui, vêm a parte divertida!

Com a massa envolvida na película, espalme-a um pouco.
Use como molde uma forma rectangular, coloque dentro a massa, (sempre envolvida na película), e vá espalmando para adquirir a forma pretendida, volte ao contrário, e espalme até ficar um rectângulo perfeito. Retire a película e reserve a massa sobre a bancada de trabalho.


Faça o mesmo para a outra metade.
Bata ligeiramente a clara de ovo, e pincele a parte de cima de um dos rectângulos, coloque por cima o outro rectângulo, e pressione ligeiramente para unir.
Com uma faca afiada, ou um fio de pesca, corte a massa no sentido do comprimento e assim ficar com duas tiras.
Volte uma delas ao contrário, pincele o lado cortado com mais um pouco de clara de ovo, e volte a unir pressionando um pouco.
Agora é só cortar fatias da massa, ir colocando num tabuleiro não untado, (use uma folha de papel vegetal), e levar ao forno pré aquecido a 180º durante 10 ou 15 minutos.
Deixe arrefecer um pouco no tabuleiro, antes de passar para uma grade.
Guarde em recipiente hermético para manter as bolachas estaladiças.

Notas:

Use chocolate em pó em vez de chocolate em barra, para garantir a consistência da massa, o chocolate em barra contém óleo que, conforme a sua qualidade, pode ou não influenciar a mesma.
Em vêm de fazer o xadrez, pode estender as duas massas separadamente com o rolo, depois de sobrepostas, enrolar e cortar, ficando assim com um efeito em espiral.

37 comentários:

  1. Amiga, tu és mesmo a minha deusa das bolachas.

    Está lindo e tão bem explicadinho que até eu, que não tenho jeitinho nenhum para fazer receitas com massa, sou capaz de me pôr a fazer esta.

    bjs grandes

    ResponderEliminar
  2. Que trabalho que estes biscoitos devem ter dado a fazer, mas estão absolutamente lindos!! Parabéns!
    Já anotei a receita, também acho que a baunilha e o chocolate funcionam perfeitamente juntos.
    Beijokas

    ResponderEliminar
  3. Adorei, achei a idéia de 'moldar' o retângulo na forma genial, eu sempre tive 'sobras' de massa porque não conseguia abrir os retângulos certinhos, do mesmo tamanho... acabava fazendo as espirais com as sobras...
    ADOREI!!!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. ficou lindo!
    e deve estar delicioso tbem. adorei!!
    bjos

    ResponderEliminar
  5. nem sabes a vontade que eu tenho de te bater!!!! sabes quando é que eu vou começar a minha dieta???? nunca!!! e a culpa é tua que só postas receitas deliciosas
    para te redimires manda pelo correio uma caixinha com meia dúzia dessas maravilhas....lol

    ResponderEliminar
  6. Uau! Marizé amiga, vou-te dizer que isto está um primor. Saturada das minhas cookies do Natal, até estou capaz de me aventurar com estas 'belezuras'!!

    Bj

    ResponderEliminar
  7. Só precisa de uma xícara de café ou chá para acompanhar estes biscoitinhos!
    bjos,
    Nina.

    ResponderEliminar
  8. Uau, Marizé, que espectáculo de bolachinhas! Parabéns! Que lindas... E boas, não duvido. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. querida que maravilha! adorei as bolachinhas e as explicações estão ótimas!

    bjinhus

    ResponderEliminar
  10. A boca encheu de água.Que delicía!!
    Como sempre falo para os chefes que fazem postagem:pode fazer e nos chamar para provar!Adiana

    ResponderEliminar
  11. Marizé, as bolachas estão lindas, e a receita super bem explicada! Parabéns! Bjs

    ResponderEliminar
  12. Que cookies lindos!
    O resultado realmente impressiona, o visual é fantástico, sem contar o sabor!

    ResponderEliminar
  13. Marizé, adorei isso! ficou tao legal!!! :-)

    beijaoo,

    ResponderEliminar
  14. Que lindas essas bolachas?! As crianças vão adorar aqui. :)

    ResponderEliminar
  15. Acho muito bonitas essas bolachas ,nunca tentei fazer, aqui as chaman dameras, pois imitam o tabuleiro de um jogo de damas.

    Muito lindas Marizé

    ResponderEliminar
  16. Um lindo ano para vc viu ... beijos enormes
    Ju

    ResponderEliminar
  17. Essa receita ficou tão linda que até eu que não gosto de chocolate fiquei tentada.
    Beijos e ótimo 2008!

    ResponderEliminar
  18. Minha querida para mim tem que ser meia duzia não faço por menos.um beijo Natércia...

    ResponderEliminar
  19. Que cookies lindos devem ser deliciosos...a foto está linda...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  20. Pois eu faço minhas as palavras da Pipoka!!!!
    E mais nada...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. K delicia.....bolachinhassssssss. como eu adoro fazer umas bolachinhas para acompanhar o chá ou um copo de leite.Conhecem melhor remédio para acalmar os pesadelos das crianças, que colo de mãe, leite morninho e blachinhas?
    Obrigada amiga
    Vou experimentar em breve.
    Bjokas
    Ana

    ResponderEliminar
  22. Ai!!! Assim não dá para resistir!
    Nhami =P
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  23. Postei a receita dos seus biscoitinhos de manteiga de amêndoim
    =P

    ResponderEliminar
  24. espectáculo....ficaram maravilhosos......bjokas minha querida marizé.....

    ResponderEliminar
  25. Que máximo! Adorei o passo a passo e gamei no seu rolo de massa, tão bonito! :)

    ResponderEliminar
  26. Marizé,
    Estou retribuindo a visita. Uau: que casa linda e gostosa! Já tinha visto o adorável e rosado porquinho na Neide!
    E que biscoitos sedutores!Vou voltar sempre!
    bjs

    ResponderEliminar
  27. Mas que artista, deu trabalho mas ficou divino.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  28. Que apresentação tão bonita! O resultado compensa bem todas essas voltas, e aposto que o sabor também. Vou tomar agora um chá e estou com água na boca :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  29. Querida Marizé, antes de tudo desejo um ótimo 2008 cheio de sabor e boas realizações!

    Nossa, que bolacha linda! Adorei o preparo divertido e a mistura das cores!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  30. Querida Marizé, antes de tudo desejo um ótimo 2008 cheio de sabor e boas realizações!

    Nossa, que bolacha linda! Adorei o preparo divertido e a mistura das cores!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  31. Sou completamente fã das tuas bolachas! Ficam sempre tão bonitas! Com um chá ou um bom Porto, huuuumm!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  32. ai.. jurei que só ia fazer bolachas para o próximo natal, mas estou a ver que nao vai ser assim! estao lindas! beijocas

    ResponderEliminar
  33. Amiga, fiquei apaixonada por estas bolachinhas!!! Você sabe que adoro todo tipo de cookies, biscoitos e bolachas, e esta já entrou para a minha "pequena" lista de receitas por fazer! Além do lindo visual, tenho certeza de que ficam muito saborosas... ;o)
    Beijos e bom domingo, querida!

    ResponderEliminar
  34. Mazé, já fiquei pensando no cafezinho para acompanhar esta lindeza. Amei a explicação. Obrigada, facilitou bem a compreensão da execução.

    ResponderEliminar
  35. Passei por aqui e gostei do blog e das bolachinhas :)
    As bolachinhas acho que vou experimentar e o blog vou acrescentar no meu :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Adorei! Achei maravilhosa...
    Queve esta deliciosa.
    Um super beijo
    Taty - CHOCOTATY
    www.chocotaty.blogspot.com

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.