sexta-feira, 6 de junho de 2008

Bolo de chocolate Nuvem negra

Nuvem negra é aquela imagem de banda desenhada de quando alguma coisa preocupa ou incomoda o personagem. A nuvem caminha com ele para todo o lado não o largando por nada.
A imagem deste bolo foi a minha nuvem negra, antes de o fazer porque não me saia da cabeça e depois de o fazer porque nunca mais chegava a casa para comer uma fatia.
Agora e enquanto a nuvem não se forma novamente, partilho convosco a receita.

Clique aqui para a versão de impressão e arquivo desta receita

Usei:

250g de açúcar
11 Ovos
1 Pitada de cremor tártaro
300g de chocolate amargo
2 c sopa de farinha
300g de manteiga
2 c sopa de leite

Fiz assim:

Retire 1 colher de sopa ao total da manteiga e derreta em banho-maria com o chocolate e o leite.

Na batedeira e em velocidade alta, batem-se as gemas com o açúcar e a manteiga, até obter uma mistura fofa e esbranquiçada.
Com uma espátula de borracha envolva o chocolate ao creme de gemas.

Bata as claras em castelo bem firme com o cremor tártaro, e envolva-as delicadamente na massa.

Retire cerca de 1/3 de massa e reserve.
À porção de massa maior junte a farinha.
Reserve a outra porção de massa no frigorífico.
Unte uma forma redonda de anel, (forrei o fundo com papel vegetal), e deite nela a massa à qual juntou a farinha.

Leve ao forno pré aquecido a 180º, use a ventilação se o seu forno tiver, e deixe ficar o bolo durante 20 minutos.
Retire e deixe arrefecer.
Quando estiver frio a massa estará suficiente firme para retirar o anel, retire-o e cubra o bolo com a mousse que reservou no frigorífico.
Leve ao frio até fixar e decore a gosto.

Notas:

Pode substituir o cremor tártaro por sal fino, mas neste caso junte uma pitada de fermento para bolos à farinha.
Pode cozer a massa completa, (juntar mais uma colher de sopa de farinha), e depois usar uma outra cobertura a gosto, ou até mesmo sem cobertura servido com uma bola de gelado de nata.
Receita da revista Blue Cooking nº 27 Maio/2008
Veja também, Bolo de chocolate ensopado com cobertura de trufa.

55 comentários:

  1. Que Nuvem Negra tão apetitosa.

    Também adoro bolos de chocolate.

    ResponderEliminar
  2. Nuvem negra????
    Fico é com uma balança negra ao comer estas coisas magnigicas, que voçês fazem e deixam a receita.
    Bjinha da Bela

    ResponderEliminar
  3. Mas este bolo de choolate Nuvem negra vai levar as pessoas aos ceus de tão bom que deve ser.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Hmmm... bolo de chocolate! Que bom!
    Olha, diz-me uma coisa... Onde é que tu compraste o cremor tártaro? É que por aqui já corri as farmácias todas e nada. Nem nenhuma mo consegue arranjar... Queria tanto experimentar um angelfood cake e não posso...

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  5. Eu não sou, definitivamente, um chocolateiro. Gosto de um cacau bem quentinho, no Inverno, e fico por aí.
    Mas perante esta Nuvem Negra vou reincidir: é que me parece, pela foto e pelo conceito, algo que eu persigo há anos, em vão, e que faria a alegria da minha filha mais nova. O bolo de chocolate da Pastelaria Esperança, em Évora, uma coisa tão, tão especial que eu até ... gosto.

    LPontes

    ResponderEliminar
  6. Este bolo é uma visão maravilhosa... Está tão bonito e apetitoso que só apetece passar com o dedo por esse creme que tem por cima...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Está com um aspecto absolutamente tentador, o que é uma verdadeira maldade para uma chocodependente!

    Tenho uma receita muito parecida e simples de fazer a que chamo bolo mousse de chocolate (mas leva menos ovos e não leva cremor tártaro).

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Este bolo é, isso sim, um sonho cor de rosa. Só de olhar para essa foto, já ouço passarinhos a cantarolar. Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Queria uma Nuvem Negra dessas na minha mesa =P
    Maravilhoso!

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Deixa minha filha ver isto!!!

    Já fiz umas vezes um tal que tem o nome de bolo mousse de chocolate, parente deste seu, que é um 'estouro'.

    Agora, esta sua sugestão, decoração, uau, está demais!
    Para qualquer chocodependente ou não(como eu) ficar 'doido' para ter uma nuvem negra desta em casa!

    Já está anotada para experimentar!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  11. Marizé, que bolo mais lindo!!! Digno de grandes confeitarias!!!

    Bjundas

    ResponderEliminar
  12. Não sou chocodependente, mas quando como chocolate em sobremesas, tem mesmo que ser na versão "bomba"; e esse está alucinantemente próximo (acho que vou experimentar, mas sem bater as claras...).

    ResponderEliminar
  13. Esta é a única nuvem negra que eu gostaria de ter na minha vida.Que delicia.

    ResponderEliminar
  14. Agora a nuvem negra está sobre a minha cabeça... Vc se supera a cada post, Marizé! Seu blog é repleto de coisas maravilhosas e tentadoras. Bj

    ResponderEliminar
  15. Como diz o Cupido, temos aqui uma bomba! Marizocas, toca a enviar uma cartinha para os EUA e restantes países que gostam de brincar às guerras e fala-lhes desta tua descoberta. :o) Até eu queria bombas/nuvens negras destas a cair do céu em Luanda! ahah

    Para além de ter gostado do bolo, gostei também da tua decoração. Ensina-me a técnica. Eu já li algures que é derreter chocolate e colocá-lo sobre a bancada para deixar secar ligeiramente e de faquinha afiada tirar lascas. Foi assim que fizeste? É que eu já fiz assim e não resultou. Mas eu também não sou nenhuma especialidade em tarefas que signifiquem tempo e paciência.

    Beijos

    ResponderEliminar
  16. E que linda nuvem negra, rs
    Seu bolo ficou lindo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Pena eu não gostar de chocolate, pois essa Nuvem Negra ficou de saltar os olhos. Que lindo bolo!

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  18. Que posso dizer?depois de ver tal maravilha?divinoooo! e eu que adoro tudinho que seja doce e principalmente:chocolate palavra mágica:e que tal só uma fatiazinha para mim?beijos e um doce fim de semana. :)

    ResponderEliminar
  19. Marizé, felizmente estou incólume ao chocolate, mas posso imaginar sua carinha de felicidade afundando nessa nuvem...... ;-)

    beijaoooo e otimo finde!

    ResponderEliminar
  20. Marizé... por favor não me faças isso que eu ando de dieta!!!
    estás a torturar-me....

    P.S.: o que é cremor tártaro e onde posso encontrar?
    farto-me de procurar por aqui e nunca vi.

    ResponderEliminar
  21. Eu conheço este bolo como Chapéu de Bruxa. Mas é sem raspa de chocolate.

    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  22. Ficou muito bonito e adorei as raspas de chocolate por cima, Marizé!

    ResponderEliminar
  23. Para quem chocólatra (que não é meu caso) e viu esta imagem, já tem uma nuvem negra como companhia só de imaginar o sabor.
    Bela decoração.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  24. Uma núvem negra dessas, qualquer um queria.

    ResponderEliminar
  25. Marizééé, que pecado é este?!?!?

    ADOREI a apresentação, mais vou ADORAR o sabor, com certeza!!!
    Boa dica para substituir o cremor tártaro, acho que vou pela alternativa, nunca tinha ouvido/lido sobre esse ingrediente.

    Obrigada pela visita às rochinhas de muesli :0)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. bolos de chocolate ainda por cima com mousse fazem a minha perdição!

    ResponderEliminar
  27. Uau!!!! Que nuvem mais deliciosa...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. Ai que eu devo andar mesmo a sonhar... esta Nuvem Negra era o que me fazia falta agora... Até fiquei zonza...
    Oh Marizé! Que maldade! Isto faz mal à vista e às papilas gustativas... já estão para aqui a salivar.

    Parabéns, o bolo está lindooo e nem quero imaginar o sabor...

    Passa lá na Tasca da Cenourita, deixei-te um desafio.

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  29. Ai, Marizé querida! Não me faças coisas destas! Até o teclado fica babado! :-D

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. A Nuvem negra está pairando por aqui....acho que terei que correr para a cozinha e fazer esse bolo divino.
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  31. Marizé, isto não se faz como é que tens coragem de postar uma coisa destas?!?! E agora o que é que faço?!? Aqui já é tarde e eu não tenho onde ir comprar os ingredientes para fazer esta nuvem negra!!! Bolas... fiquei a salivar... Beijocas fofas

    ResponderEliminar
  32. Não me impoortava eu de andar com uma "nuvem negra" destas a assombrar-me a gula todos os dias :)
    A foto até fere a vista ;) Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  33. Quero um pedacinho desta nuvem já...já!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  34. Ficou uma tentação! Muito bonito!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  35. imagino a delícia do sabor deste bolo!
    uhn!

    ResponderEliminar
  36. Que maravilha!! Marizé, ainda bem que espreitaste a minha cozinha para eu poder entrar na tua. Fiquei encantada com as tuas iguarias.
    Volta sempre!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  37. hum... estou com a boca aberta e uma vontade enorme de dar uma dentada no meu ecra :-) DIVINAL!!! beijocas

    ResponderEliminar
  38. É uma belíssima nuvem de chocolate que adoro, bom fim de semana, bjs

    ResponderEliminar
  39. Olá Marizé!
    Eu te juro que ia adorar essa nuvem negra a me acompanhar, huahuahuahuahua... Entendo perfeitamente a tua vontade de chegar logo e apreciar uma fatia.
    Que bolo fantástico! Parece muito leve e deve ficar soberbo, parabéns!
    Kisss pra ti^^

    ResponderEliminar
  40. É mesmo de se estar nas nuvens!!!

    www.paracozinhar.com - comunidade de blogs culinários! Registe-se gratis!

    ResponderEliminar
  41. Assim não vale...
    Como tem coragem de colocar uma coisa tão linda e saborosa assim no blog?
    Hahahaha
    Fiquei daqui babando no teclado.
    Meu Deus que loucura, que TENTAÇÃO!

    ResponderEliminar
  42. Olha eu nunca desejei tanto uma nuvem negra na minha vida. hehehe

    Que delícia Marizé!

    ResponderEliminar
  43. Mnhammmmm !!

    hahaha .. o que eu e o Sandro implora-mos por esse bolo !

    Quando e que fazes outra vez ?

    ^^

    Beijo

    Maria

    ResponderEliminar
  44. Que bolo lindo, assim não importo-me ter ter o ceu cheio de nuvens negras....
    beijos
    Márcia

    ResponderEliminar
  45. Meu Deus, tenho de fechar os olhos para não cair na tentação de ir já fazer este bolo.
    :-)

    ResponderEliminar
  46. bolinho delicioso.
    já se fez cá em casa, expetacular,parabens.
    bjs

    ResponderEliminar
  47. que escândalo esse bolo!!! incrível :)

    ResponderEliminar
  48. Passando rapidinho pra deixar um beijinho e dizer que este bolo está riquíssimo!

    bjsssss

    ResponderEliminar
  49. Ai, ai, ai... Que coisa maravilhosa!!!! Deve ter ficado divino!!

    beijos

    Otavia

    ResponderEliminar
  50. Agora fiquei a imaginar-te com o bolo de chocolate a seguir essa linda cabecinha loira... Bonito serviço, Dona Marizé!!

    Ficou mesmo bonito e aposto que é o céu para os chocoholics e os non!

    bj grande

    ResponderEliminar
  51. Marize, nao sei o que dizer pois me apaixonei pelo bolo. acompanhado de um chá e um bom para ficar perfeito e priceless.
    voce, como sempre, arrazando.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.