segunda-feira, 13 de abril de 2009

Polenta frita em manteiga de sálvia

Hoje a polenta é considerada gourmet, mas para a minha avó e para a minha mãe eram apenas chamadas papas de milho, que podiam ser comidas salgadas e a acompanhar carne frita conservada na banha, ou podiam ser consumidas na sua versão doce com leite. Eram comida de pobre no Alentejo.
Não fui “criada” a papas de milho como a minha mãe, já fiz parte da geração privilegiada onde abundam as farinhas lácteas e os iogurtes, mas é para mim um privilégio maior ter esta memória do que ter sido das primeiras crianças a comer iogurtes “vigor” e farinhas “Cerelac”.



Usei:

500ml de água
125g de farinha de milho para polenta (semolina pré cozida)
Sal
1 c sopa de manteiga mais um pouco para fritar
¼ Chávena de parmesão ralado
4 a 6 folhas frescas de sálvia

Fiz assim:

Leve a água ao lume com o sal, quando levantar fervura junte a semolina de uma só vez.
Mexa continuamente até espessar, reduza o lume e junte a manteiga e o queijo.
Mexa mais um pouco e retire do lume.
Deite a polenta num tabuleiro e reserve até arrefecer.
Depois de fria, desenforme a polenta e corte-a em cubos ou outra forma a gosto.
Leve uma frigideira ao lume com a restante manteiga até esta ficar dourada, junte as folhas de sálvia e deixe-as crepitar um pouco, depois é só colocar os cubos de polenta e deixar dourar de ambos os lados.
Sirva quente como acompanhamento ou entrada.

Notas:

O tempo de cozedura da farinha depende do tipo de cada uma, deve por isso seguir as instruções da embalagem, a que usei demora cerca de 10 minutos, mas se não for pré cozida pode demorar até 45 minutos.
A polenta fica deliciosa se cortada em tiras e grelhada sobre as brasas.

10 comentários:

  1. Está muito bonita, a sálvia faz a diferença. Gosto muito de polenta e comemos em cru, cortada e frita ou grelhada, também já publiquei.
    As saudades dos iogurtes vigor, da caixa quadrada. lembro-me dos de côco, com a prata com uns côcos gigantes e dos naturais com a tampa com flores. Saudades.

    ResponderEliminar
  2. Olá Marizé!!

    Encontrei este teu blog nas minhas deambulações pela Net à procura de receitas!!!

    E adorei!!! Vou passar a acompanhar!

    E se não sabes quem sou... lembra-te da tua companheira da OTS, tb ela Maria José!

    Beijinhos
    Mónica Mendonça

    ResponderEliminar
  3. Aqui come-se muita polenta frita como petisco. Eu gosto de rechear com queijo Gruyère ou Estepe (enformar em assadeira retangular e cortar em quadrados) e grelhar na churrasqueira ou grelha.

    bjocas

    ResponderEliminar
  4. Minha avó faz bastante polenta também, bem molinha com molho de tomate.hummm. Ai, a que sobrano dia seguinte, ela corta em tirinhas e frita. é muito bom. Tenho um pé de sálvia aqui em casa, vou testar. Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Ficou espectacular!
    Um destes dias tenho que experimentar fazer.

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz polenta mas gosto bastante e esta parece estar muito boa, tem um aspecto fantástico.

    ResponderEliminar
  7. Mónica Mendonça: Fiquei de lágrima no olho e soriso nos lábios com o teu comentário. Obrigada pela visita e numa próxima faz uma busca pelo blog e vê a receita de "Arroz da Zézinha"
    Um beijo

    ResponderEliminar
  8. Deve ficar muito "gourmet" esta polenta com parmesão e sálvia, "melhoramentos" dos tempos modernos.
    Num tempo que vivi em Florença, ia bem cedo ao Mercatto Centrale para comer tiras de polenta frita em azeite e que era vendida nuns carrinhos parecidos com os das castanhas assadas. Um sabor mágico!

    ResponderEliminar
  9. Se a minha sálvia já estivesse crescida eu fazia esta semana esta receita. Só tenho folhas de sálvia secas!

    ResponderEliminar
  10. luaescondida2@hotmail.com27/04/2009, 19:11:00

    Nota vinte para tem gosto pela cozinha e descobre sempre uma coisinha a adicionar para ficar melhor.
    Descobri estas páginas ao acaso e voltarei para aprender um pouco mais.
    Por exemplo, onde encontrar "sálvia" e ainda mais a manteiga de sálvia?
    Haverá algo que possa substituí-la?
    Dina

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.