sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Bolinhos mornos de chocolate


Quando a Suzana nos fez o seu relato de um almoço em Nova Iorque eu fiquei de nariz colado ao monitor, depois e como se isso não bastasse para me picar, ela conta que o provador disse que este era o melhor bolo de chocolate do mundo, ora aí é que eu não me segurei e fui a correr untar forminhas, derreter chocolate e misturar ovos com açúcar.
Acompanhei com gelado de baunilha e fingi estar em Nova Iorque a almoçar com a Suzana.





Usei:



115g de manteiga sem sal
2 c sopa de farinha
120g de chocolate amargo (70% cacau)
2 Ovos inteiros + 2 gemas
¼ Chávena de açúcar



Fiz assim:



Unte com manteiga e polvilhe com cacau 6 formas de queques.
Pré aqueça o forno a 220º.

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Reserve.
Bata os ovos com as gemas e o açúcar, até obter uma mistura fofa e esbranquiçada, junte o chocolate fundido e misture bem. Junte a farinha e misture rapidamente.
Divida a massa pelas formas e coloque no forno durante 6 ou 7 minutos, até a massa estar fixa nas bordas mas o centro húmido.
Retire do forno, inverta cada uma das formas num prato, deixe repousar um minuto e depois desenforme e sirva imediatamente.


Notas:


Ao usar cacau para polvilhar as formas evita que o bolo fique com manchas brancas depois de pronto.
Receita original: Jean-George’s warm chocolat cake

13 comentários:

  1. A apresentação ficou muito gira. Este bolo de chocolate parece ser uma mini tentação. Tem muito boa pinta.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Quem me dera, amiga! Há 1 ano atrás estavamos quase a almoçar em Londres enquanto os nossos provadores e a piolha congelavam e o Gaston tomava serenamente o seu tea!! Quantas memórias fantásticas! :)

    Bj enorme*

    ResponderEliminar
  3. Marizé, que lindo bolo!!! Deve ser divino! Vou já anotar para testar qualquer dia desses!
    Beijos e ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  4. Que tentação... pena estar de dieta e não poder comer docinhos :)... se calhar é melhor reservar um dia por semana para estas tentações, senão lá se vai a dieta..

    Bom fds

    ana

    ResponderEliminar
  5. Como sempre uma apresentação de deixar os olhos "em bico" :D
    já não basta a receita ser uma gulodice..
    copiei..:D
    beijinhos (*.*)

    ResponderEliminar
  6. Hmmm, estes bolinhos... Vou fazer, vou fazer! E também vou fingir que estou em NY, que a Suzana deixou-nos com água na boca ao falar do Nougatine!

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  7. Excelente esta apresentação... dá mesmo vontade de comer e chorar por mais...

    ResponderEliminar
  8. Que lindinho! Ficou igual o de NY.

    ResponderEliminar
  9. Muitos Parabéns pelo blog!É magnífico! E as fotos...bom...simplesmente de deixar água na boca!

    Vou pôr estes "tachos" nos meus FAVORITOS...bjs

    ResponderEliminar
  10. Esqueci de apresentar o meu blogzito... http://saborescomalma.blogspot.com/

    bjs e até breve!

    ResponderEliminar
  11. Que lindos! E parecem ser tão fáceis de fazer. Só me faltam as forminhas.

    ResponderEliminar
  12. marizre ja estou a dixar o teclado molhado.
    que beleza que ficou este bolinho e um geladinho a acompnhar esta demais.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ave Maria! Eu conheco este bolinho como petit gateau. Sou fanatica por ele! Adoro demaaaaais!!! Gente... Adoro esse blog! Parabéns!

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.