quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Bolo de ananás á moda antiga

Este bolo teve a sua época de sucesso nos anos 80.
Não havia festa, copo de água ou lanche de aniversário onde o bolo de ananás não marcasse presença.
Alternava entre a forma redonda barrada de caramelo, e a forma rectangular; aqui era posteriormente embebido em calda e acompanhado de natas batidas, às vezes aparecia com cerejas nos buracos das rodelas de ananás.
Não sei se conseguem perceber pelo meu discurso que o bolo de ananás já me enjoava.
Pois é, enjoava mas não pelo sabor, que eu até gosto bastante, enjoava sim pela falta de imaginação, porque no fundo no fundo eu mantinha a esperança de que um dia alguém iria ter a feliz ideia de fazer um bolo de chocolate.
Resgatado do meu caderno de receitas de 198(e qualquer coisa), hoje apeteceu-me bolo de ananás.

Usei:

1 Lata de ananás em calda
5 Ovos
200g de açúcar
200g de manteiga
300g de farinha
1 c chá de fermento
2 c sopa da calda do ananás

Fiz assim:

Retire o ananás da lata e deixe a escorrer. Reserve a calda.
Com 250g de açúcar faça o caramelo
Distribua o caramelo pela forma (lados inclusive) e forre com as rodelas de ananás.
Bata o açúcar com a manteiga amolecida até obter uma mistura cremosa.
Adicione os ovos um a um batendo bem entre cada adição. Junte a calda e finalmente envolva a farinha peneirada com o fermento.
Deite a massa na forma, alise por cima, e leve ao forno pré aquecido a 180º durante mais ou menos 45 minutos.

Notas:

Prove a calda do ananás antes de a adicionar á massa do bolo, algumas marcas têm um sabor muito mau, neste caso é preferível aromatizar o bolo com extracto de baunilha.

15 comentários:

  1. Este bolo foi feito para quase todas as festas que me lembro na infância! Feito pela minha mae ou pelas minhas tias havia sempre!

    Aproveito para desejar um Feliz Natal...

    ResponderEliminar
  2. Hmm tão bom, uma delicia, adoro esse bolo, boas festas!

    ResponderEliminar
  3. Feliz Natal para ti e para a tua familia!!!!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  4. Pois, de facto, tudo o que é reptitivo por muito bom que seja, acaba perdendo a graça.

    Boas Festas.


    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. loooooooolllllllllll... nem vais acreditar mas a minha sogra acabou de me ligar para me dizer que está a fazer o bolo de ananás para a mesa de Natal amanhã... eh eh eh
    este vai estar na minha consoada!
    beijocas e feliz Natal

    ResponderEliminar
  6. Olá! Estava procurando por outra coisa quando cai aqui no seu blog. Gostei de tudo e principalmente da foto apetitosa desse bolo que também marcou minha infância aqui no nordeste do Brasil. Recentemente publiquei no meu blog uma versao desse bolo, porém feita com bananas nanicas.
    Abraço e Feliz Natal!
    Cassio Barros
    htto://www.entretemperosepalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Os bolos que povoam a nossa memória.... sabores de infância!
    Umas Boas Festas, na companhia de todos os que te são queridos!
    Babette

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto muito deste bolo. Normalmente faço com o abacaxi cortado em cubos para facilitar na hora de fatiar.
    Feliz Natal :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Marizé,
    Obrigada por partilhar esta receita. O bolo ficou com óptimo aspecto, tenho só uma pequena pergunta: Será que resulta bem se se fizer com ananás ou abacaxi fresco? Beijinho e boas entradas:-)

    ResponderEliminar
  10. Barida: Eu nunca testei a receita com ananás fresco, mas não vejo porque não ficará melhor ainda.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Este bolo realmente marcou uma época, tenho uma tia que ainda o faz. Também eu o "enjoei" mas agora já é de novo benvindo :)

    ResponderEliminar
  12. Ola Marizé
    Conheço este bolo desde sempre pois acompanhou tambem mts aniversários e outras ocasiões na minha familia :) a unica diferença na minha receita (transmitida pela mama claro) é q junto só metade da calda á massa, e dps enquanto o bolo cozinha dou uma pequena fervura á restante calda juntamente com o sumo de uma laranja bem doce e antes de desenformar o bolo pico-o com um palito e rego-o com a calda! Fica delicioso. Bjnhs

    ResponderEliminar
  13. começo por desejar um bom ano de 2011!
    o bolo de ananas foi durante anos presença assidua nos casamentos, pascoas, festas em tudo e ainda hoje aparece sempre:-)
    e eu gosto muito:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. E fica com uma carinha linda!

    ResponderEliminar
  15. Gostaria de imprimir a receita mas não sei como fazer...

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.