terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Bolo de café com leite


Este foi sempre o bolo presente nos lanches da minha infância.
Não sei onde a minha mãe o aprendeu a fazer, é daquelas receitas que se fazem até se lhe perder a conta.
O motivo para a minha mãe fazer este bolo era sempre o mesmo, só leva um ovo. E quando a minha paixão pela cozinha me começou a consumir, eu sonhava que ainda um dia iria fazer bolos com dúzias de ovos, é claro que nessa atura o colesterol não fazia parte das minhas preocupações.



Usei:

250g de açúcar amarelo
1 Chávena de café com leite (forte e aromático)
1 c chá de canela
250g de farinha
1 c chá de fermento
Raspa de 1 limão
1 Ovo
Miolo de noz a gosto

Fiz assim:

Bate-se o açúcar com o ovo até obter uma mistura cremosa.
Junta-se o café com leite, canela e a raspa de limão. Mistura-se bem.
Incorporam-se as nozes e finalmente adiciona-se a farinha peneirada com o fermento.
Deita-se a massa em forma untada de manteiga e polvilhada de farinha, e vai ao forno previamente aquecido a 180º, durante mais ou menos 40 minutos.
Confirme a cozedura com um palito, e deixe arrefecer sobre uma grade antes de desenformar.

Notas:

Se usar a batedeira para a mistura de açúcar e ovo, o bolo fica mais leve e fofo.
Se pelo contrario preferir o bolo com uma consistência mais “enqueijada”, bata o açúcar e o ovo com colher de pau.

8 comentários:

  1. Deve ser um delicia :)
    A chávena é de que tamanho - 250 ml +/-??
    Continuação de bons cozinhados e obrigada.

    ResponderEliminar
  2. muito bom Marizé, simples e por certo delicioso.
    as receitas do tempo das nossas mães são sempre fantásticas.

    ResponderEliminar
  3. Um bolinho simples mas super eficiente! Deve ser delicioso num chá da tarde...
    Beijinhos,
    Cristina

    ResponderEliminar
  4. Eu como gosto muito de bolos com poucos ovos, este parece-me mesmo muito bem!
    E o aroma do café é sempre sugestivo, deve ser uma delícia.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto dos ingredientes.
    O bolo deve ficar delicioso.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Adoro receitas que levam café.
    O bolo ficou muito bonito. Adoro este modelo de forma.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  7. por acaso este genero de receitas dao iemnso jeito porque la em casa estamos em crise de ovos
    :-)
    mas nem por isso deixa de haver bolinhos
    ha bolinhos menos mas bons.
    este esta uma beleza vou guardar a tua receita
    beijinhos

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.